sábado, 14 de janeiro de 2017

Pretty Guardian Sailor... Venus???

A proposta desse texto é fazer o que os fãs de qualquer obra fictícia mais gostam de fazer: teorizar. E o assunto da pirada de cabeção a seguir é essa curiosa imagem. Trata-se de um esboço da nossa querida Naoko Takeuchi publicado em junho de 1991 na Kodansha, revista que dois meses mais tarde começaria a publicar Codiname Sailor V, que nós brasileiros pudemos conhecer oficialmente somente em 2015 (esse atraso da vinda dos mangás para cá fica para outro texto). Neste esboço, a autora descreve o grupo que viria a compor o time de Pretty Guardian Sailor Moon. Não seria nada de mais, a não ser pelas imensas diferenças em comparação com o que de fato viu a luz do dia (ou da lua, neste caso).

Começando pelo básico: não existiria Usagi! A protagonista seria a Minako, assim como foi em Codiname. A princípio, poderíamos até deduzir que pouca coisa mudaria, considerando as muitas semelhanças que as duas loirinhas possuem entre si. Mas a falta da Usagi mudaria sim algo fundamental: a relação com as lendas do Coelho da Lua e da Princesa Kaguya, inspirações diretas para a história de Sailor Moon, estariam fora do jogo! E sem a representante da Lua, nada do representante do Sol Mamoru Chiba, o charmoso Tuxedo Mask. Ao contrário da Usagi, a Minako não tinha uma alma gêmea (não conta aquele cara na Inglaterra que apareceu em flashbacks no anime clássico, pois é filler); ela vivia caçando rapazes. O enredo poderia seguir eternamente com a Mina pegadora ou introduzir um grande amor para ela, mas dificilmente seria algo de tanto peso para a mitologia da série como é o casal Usagi e Mamoru.

Na imagem também vemos a já conhecida Hikaru de Codename Sailor V, que simplesmente assumiria o papel de seu "clone" Ami. Vemos também a Rei com a mesma aparência e jeitinho de sempre, só que com nome diferente. Tanto a Sailor Mercúrio quanto a Sailor Marte permaneceram intactas, então nem tem o que imaginar em relação a elas. Agora, a Mako...

Nada da Makoto fofa, jardineira e cozinheira. Aqui ela se chama Mamoru (vou continuar chamando de Mako pra não gerar confusão) Chino, e além de fumar, seria uma bad girl de gangues e provavelmente falaria muita besteira, algo que me lembrou o Yusuke Urameshi de Yu Yu Hakusho. Nesta versão alternativa, o lado porradeiro e brigão da Sailor Júpiter teria mais destaque, e o fato de seu planeta protetor ser Júpiter faria mais sentido. O planeta, tendo uma forte gravidade, atrai a maioria dos asteroides que passam pelo sistema solar interior, protegendo assim os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e a nossa Terra. "Mamoru" em japonês significa "proteger, então o nome realmente seria mais adequado à Sailor Júpiter do que ao Tuxedo Mask, que sempre foi o "donzelo em perigo". Ver a Mako desse jeito me pareceu muito empolgante no começo, mas depois fui lembrando da razão pela qual a personagem é tão interessante: embora ela seja muito maior, mais forte e marrenta do que outras meninas da sua idade, ela tem um lado meigo que revela para quem a respeita e a trata como amiga (no caso, Usagi e suas companheiras). Uma personagem multifacetada que provavelmente teria uma só faceta. Ou não, pois voltando a comparar com o Yusuke, ele provou ser muito mais do que um rebelde sem causa ao longo da trama, e talvez algo semelhante pudesse ocorrer com a Mako. Apesar de que o Yusuke era protagonista em sua história e a Mako não. Aí complica...

Sem a Usagi e com a Mina na liderança, resta uma quinta guerreira para completar o time. E para preencher essa lacuna temos Artemis. Não o gato, mas uma deusa! Sim, a própria deusa Artemis lutando e convivendo com as outras como parte da equipe de protetoras da Terra! Como, na mitologia grega, Artemis é relacionada à Lua, muito provavelmente ela seria a "Sailor Moon", mas agora o elemento lua seria um mero coadjuvante. Por ela ser praticamente uma alienígena, a trama poderia variar entre o lado trágico e cômico da coisa. Como assim? Haveriam muitas cenas divertidas das garotas tentando ajudá-la a se adaptar à vida em Tóquio, mas a sua função principal na história seria o de fazer o elo com toda a parte espacial e mística. Do grupo, talvez fosse a mais melancólica.

Na imagem não tem nenhum gato falante e o Amano, o "irmão gêmeo" do Umino que já aparece em Codiname, tem certo destaque, o que sugere uma participação maior do que a que o Umino teve em Sailor Moon. Seria um assistente técnico para equipe? Apenas o bom e velho alívio cômico? Um possível par romântico para a Hikaru? Isso pouco importa. O que importa é que, com tantas mudanças no time, a história seria totalmente diferente do que conhecemos.

Com a ausência do Mamoru, os seus generais também não existiriam. Com o romance fora do mote principal, a tragédia da Princesa Serenity não existiria. Do arco Dark Kingdom, poderíamos esperar somente a existência do Milênio de Prata e da sua guerra contra o Negaverso, mas de uma forma que não envolveria o triângulo amoroso Serenity-Endimion-Beryl. E se o primeiro arco teria diferenças drásticas, os seguintes (claro, considerando que essa versão fizesse sucesso que justificasse arcos seguintes) seriam outros por completo. O Cristal de Prata e a figura da Rainha Serenity moldaram as tramas dos arcos seguintes (não com tanta força no arco Infinity). Por que haveria Black Moon, Dead Moon Circus e Shadow Galactica sem eles? E mais: sem Usagi e Mamoru, nada de Chibiusa para voltar no tempo e se relacionar com a sailor da destruição Hotaru.

Para finalizar esse texto que já está muito viajandão pro meu gosto, podemos imaginar que esse "Pretty Guardian Sailor Venus" teria menos elementos de romance e drama e mais elementos de comédia e ação, pois a Minako, embora seja tão destrambelhada quanto a Usagi, acaba sendo muito mais engraçada por não cair na eterna melosidade e sofrência da Usagi, além de ter se mostrado muito mais eficiente como guerreira e capitã. Talvez não tivesse a profundidade e densidade que Sailor Moon alcançou em certos momentos, mas teria outros elementos que poderiam também fazer sucesso e render continuações do arco Dark Kingdom (este, em ambas as versões, seria inevitável). E puxa vida! Uma versão que não tivesse a chatice sem fim que é a Chibiusa me faria implorar para a Sailor Plutão alterar a do tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...