domingo, 2 de julho de 2017

Professor Tomoe: um vilão da p****

Quando falam que grandes histórias são marcadas por grandes vilões, eu concordo plena e completamente. E isso sem dúvida se aplica a Sailor Moon. Duvido muito que a franquia seria tão amada e querida sem a presença de vilões poderosos, carismáticos e visualmente atraentes que nos fazem tremer de medo ou rir a beça. Hoje vou falar daquele que consegue ambas as coisas. Diretor de escola, cientista respeitado, pai de família... Um homem exemplar! Só que não.

https://www.youtube.com/watch?v=DJhjGs0XwyU
https://www.youtube.com/watch?v=ph2cCQp4wMQ&t=4s


Para relembrar um pouco, o Professor Tomoe é o responsável pela vinda da criatura conhecida como Pharaoh 90 para a Terra, tarefa que recebeu após um experimento dimensional que deu muito errado e matou sua esposa, quase matou a filha e tirou o seu olho e sua sanidade. Detalhes mudam quando comparamos o mangá com o anime, mas tanto em um quanto em outro Souichi Tomoe não é apenas um vilão chamativo, mas único dentre os vilões de Sailor Moon.
Todas e todos os outros vieram de outros planetas ou são de épocas muito remotas, ou seja, são figuras que pouco conhecem de fato dos seres humanos que desejam tanto destruir ou governar. Mas só o Tomoe é um ser humano de verdade, que vive na nossa época, e que tem necessidades não só de fazer coisas malvadas no trabalho, mas de descansar, comer, beber, se divertir, como todos nós, e isso rendeu situações engraçadíssimas. Apesar dessa característica o tornar bastante cômico, também o torna particularmente assustador, pois entre a criação de um monstro ou outro, existem comentários maliciosos sobre a vida, o cotidiano e as pessoas, todos com um tom sádico de brincadeira e deboche. Não satisfeito, literalmente "fez escola" ao esconder suas operações e trazer novas recrutas para sua causa através de uma conceituada escola particular de elite, um modelo de perfeição educacional que transformava seus alunos em agentes do mau (incrível como isso dialoga com a nossa realidade, não?), com ênfase nas Cinco Bruxas.

O que mais lhe confere importância na trama do Arco Infinito/Sailor Moon S, entretanto, é o fato de ser o pai da Hotaru, a futura Sailor Saturno e Enviada do Silêncio. Após o acidente em que demônios se alojaram em seus corpos, Souichi manteve sua filha viva com o único intuito de torná-la a principal serva do Pharaoh 90. E com muita sutileza, sem se mostrar um completo monstro, tornou a vida da menina um inferno. Ironicamente, acabou se tornando um dos únicos elos da Hotaru com a humanidade, uma vez que ela lembra do "paizão" com carinho (e convenhamos, comparando com outros pais dos animes, como o Tucker de Fullmetal Alchemist ou o Gendo Ikari de Evangelion, o Tomoe até que não é dos piores!).
Mesmo que, ao se transformar totalmente no monstro Germatoid, tenha sido um poderoso inimigo em termos de força, o Professor Tomoe não é nada do tipo que encara um x1 com qualquer uma das heroínas. Seu peso na história é muito mais psicológico e estratégico, o que lhe confere um ótimo diferencial dentre os principais antagonistas. Todos os clichês de cientistas malvados são elevados à máxima potência com ele, e isso não o torna genérico, ao contrário, o deixa ainda mais fascinante quando vemos a sua loucura atingir níveis extremos. Não tenho mais nada a dizer sobre esse divo, esse ser maravilhosamente terrível. Apenas sintam um pouquinho de sua vibe, na voz clássica do lendário dublador Emerson Camargo. E até a próxima!
https://www.youtube.com/watch?v=3Y706n4cLXU

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...